Entendendo o sources.list – Debian Wheezy [resolvido]

O que é o sources.list?

É um arquivo armazenado no diretório /etc/apt/ no linux Debian e seus derivados, que é utilizado pelo conjunto de ferramentas APT e traz em sí uma lista de ‘fontes’ das quais os pacotes podem ser obtidos.

Cada  versão de uma mesma distribuição tem sua lista de fontes específicas, que apontam o endereço dos servidores onde são armazenados os pacotes e mais alguns detalhes importantes para que se possa localizar o pacote especifico com exatidão. Abaixo vemos um trecho de exemplo do conteúdo do sourcers.list do Debian Wheezy:

deb http://ftp.br.debian.org/debian wheezy-updates main
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian wheezy-updates main

A primeira palavra em cada linha indica o ‘tipo de arquivo’:

  • deb: contém pacotes binários pré-compilados, aqueles pacotes que nós normalmente usamos
  • deb-src: contém os fontes originais do programa mais o arquivo de controle do Debian contendo as alterações necessárias para o empacotamento do programa.

Seguido a este indicador, temos a URL onde será encontrado o pacote. Logo após a URL, temos a informação da ‘distribuição’  (ex.: lenny, wheezy) ou a classe da versão. Importante atentar para o conselho que encontramos no wiki do Debian que chama a atenção para “caso você pretenda acompanhar uma classe de versão então utilize o nome de classe (oldstable, stable, testing, unstable), porém já se você quer rastrear uma versão pontual do Debian, use o nome-código (ex.: wheezy).

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o detalhe do arquivo sources.list, pode melhorar seu sources.list sem cair nas armadilhas que encontra por ai em artigos sob títulos extravagantes como “o melhor sources.list para download” e etc. Não adianta nada entupir de linhas se em nenhuma delas você vai encontrar o que você deseja ou pior ainda, se deixar configurado para usar uma classe de teste e corromper seu ambiente de produção com atualização não testada.

Como é comum em alguns casos termos a necessidade de ajustar o arquivo sources.list ou “recuperar” o nosso arquivo perdido por algum desastre, abaixo deixo transcrito o conteúdo do arquivo padrão gerado pela instalação do Debian Wheezy para que possa usar.

deb http://ftp.br.debian.org/debian wheezy main
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian wheezy main

deb http://ftp.br.debian.org/debian wheezy-updates main
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian wheezy-updates main

deb http://security.debian.org/ wheezy/updates main
deb-src http://security.debian.org/ wheezy/updates main

Uma dica importante que vale a pena lembrar em casos onde exista uma falha na rede e eventualmente seu servidor se encontre isolado do mundo porém precisa instalar um pacote, é recorrer ao repositório do próprio DVD utilizado na instalação. É comum não termos essa linha em nosso arquivo sources.list e as vezes não adianta copiar de outro arquivo pronto. Mas existe um comando que pode ser digitado no prompt de seu Debian e com o DVD na unidade de disco, recupera essa linha e disponibiliza imediatamente após um apt-get update esse repositório para uso. O comando é:

# apt-cdrom add

Qualquer dúvida, não exite em nos enviar um e-mail ou deixar seu comentário para que possamos tentar ajudar.

FONTE PRINCIPAL: https://wiki.debian.org/SourcesList

Deixe uma resposta